Sobre o GNV

Conheça as vantagens do Gás Natural Veicular (GNV)
ÍCONES - CARRO GNV.png

Sobre a campanha

Entenda mais sobre a Campanha
ÍCONES - CARRO GNV.png

O que é o GNV?

O gás natural veicular (GNV) é um combustível mais econômico, seguro e que gera menos poluição em relação às demais opções de abastecimento nos postos. Além de um preço inferior aos combustíveis líquidos, o GNV também oferece maior rendimento.

No Amazonas, o combustível fóssil é extraído na Província Petrolífera de Urucu e transportado até Manaus via gasoduto. Em sua forma natural, o gás natural não possui cor ou cheiro. Por isso, atendendo a requisitos de segurança, é odorizado por uma substância chamada Mercaptana, que lhe confere odor característico.

Kit 5ª Geração

Para utilizar o GNV, o motorista precisa realizar instalação do kit em uma oficina autorizada pelo Inmetro. A média de tempo para a instalação de um kit de 5ª geração, o mais moderno do mercado, fica entre 8 a 12 horas. Esses kits têm um moderno sistema de injeção de GNV, o que reduz em quase 100% qualquer perda de potência do veículo.

O sistema de armazenagem e compressão possui válvulas de segurança que se fecham caso haja algum rompimento na tubulação. Além disso, durante o abastecimento do veículo no posto, o gás não fica em contato com o ar, evitando, assim, qualquer tipo de combustão. A manutenção de um veículo movido a gás natural equipado com o sistema de 5ª geração é igual à de um veículo movido a etanol ou gasolina.

Vantagens do GNV

O gás natural veicular possui como diferencial a economicidade, comprovada por meio de estudo da Cigás feito a partir de dados recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que envolve análise de preço e a variável autonomia. O resultado indica economia de até 40% do GNV em relação à gasolina e de 47% em comparação com o etanol.

Incentivo ao mercado de GNV

Iniciativa do Governo do Estado por meio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), a campanha visa a concessão de R$ 1 milhão em incentivos para ampliação da frota local de veículos convertidos a gás natural veicular (GNV) e regularizados.

Público-alvo

A campanha tem como público-alvo taxistas, motoristas de aplicativo e frotistas.

 

A escolha desse público-alvo leva em consideração, além do incentivo ao crescimento deste mercado por meio do aumento da frota de veículos movidos a GNV, o cenário econômico atual.

Parceiros da iniciativa

A campanha “Faça a Conta. Use GNV!” conta com a parceria do Detran-AM, Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam).

FUNDO-AZUL.png

FAÇA A CONTA.
USE GNV!

Converta seu veículo, reúna a documentação conforme o regulamento.

ÍCONES - CARRO GNV.png